Fichamento Bachelard

Nossa imaginação trabalha a imagem dos espaços, processando os valores de abrigo e aposento.
Será a topo-análise a encarregada de estudar a manifestação dos lugares físicos de nossa vida íntima na consciência e nas lembranças.
A imagem, como vimos está relacionada à imaginação, enquanto a metáfora é considerada uma “imagem fabricada” e, por isso, não faz parte de um objeto de estudo fenomenológico.
A imagem do cofre, na obra de Rilke, aparece repleta de segredo, mistério e encantamento, demonstrando o maravilhamento do poeta diante da fechadura do cofre e da sensação de desvendamento do mistério que ele esconde.
O devaneio da segurança, despertado pela casa onírica e o ninho, reforça a imagem da casa-ninho enquanto possuidora do formato do corpo. A casa cola-se em nós, assumindo nossa forma, assumindo a função de abrigo e proteção, a imagem do nosso canto no mundo. A casa é, dessa forma, um ninho no mundo; um ninho que é o centro de um mundo.
“ … todo canto de uma casa, todo ângulo de um aposento, todo espaço reduzido onde gostamos de nos esconder, de confabular conosco mesmos, é, para a imaginação, uma solidão, ou seja, o germe de um aposento, o germe de uma casa”.
fórmula do ser do homem enquanto um “ser entreaberto”
“As imagens da redondeza plena nos ajudam a nos congregar em nós mesmos, a nos dar a nós mesmos uma primeira constituição, a afirmar nosso ser intimamente, pelo interior. Porque vivendo a partir do interior, sem exterioridade, o ser não poderia deixar de ser redondo”
“Nunca a imaginação pode dizer: é só isso. Sempre há mais que isso…A imagem da imaginação não está sujeita a uma verificação pela realidade…A verificação faz as imagens morrerem. Imaginar será sempre maior que viver”

About paoleb

muita cousa
This entry was posted in Aesthetics and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s