Doutorado

Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Escola de Belas Artes/ UFRJ

II) Área de Teoria e Experimentações em Arte: desenvolvem-se pesquisas de artistas, aliando a teoria à produção artística. São analisadas as linguagens contemporâneas, seus processos e sua formulação conceitual. As pesquisas e produção de obras abordam as sintaxes das poéticas visuais relacionadas a uma sólida base teórica. Dentro da área de Teoria e Experimentações em Arte desenvolvem-se duas linhas de pesquisa: Linguagens Visuais e Poéticas Interdisciplinares.

II.II) Linha de pesquisa Poéticas Interdisciplinares: atua na investigação teórico/prática da arte contemporânea, enquanto fenômeno híbrido, por meio das diferentes poéticas visuais, suas interfaces tecnológicas e diálogos interdisciplinares. Apóia-se em estudos filosóficos e estéticos na discussão da arte e seus processos. Pretende formar artistas pesquisadores na discussão teórica e realização de projetos artísticos inseridos na pluralidade dos processos criadores.
Na avaliação da CAPES no triênio 2006/2009 o PPGAV recebeu conceito 6.

Temáticas a serem desenvolvidas:

1.Transversalidade dos processos artísticos, resignificação e apropriação na criação visual contemporânea: a participação da imagem, do imaginal e da imaginação criadora nos projetos artísticos; as poéticas da Fotografia na construção e desconstrução da produção e apropriação da arte.

2. Relações entre os modos de produção tecnológicos, suas poéticas e processos: hibridação entre organismos artificiais e naturais; configurações visuais/espaciais na prática artística; interseções entre arte, mídia, ciência e tecnologia; mapeamentos de dados e estruturas de rede e sua aplicação na arte e no design.

3. Noções e experiências de ato e presença nas artes contemporâneas a partir das possibilidades da cena contemporânea na confluência das linguagens – palavra, corpo, movimento, espaço e visualidade – desde os happenings até as performances.

Bibliografia Básica:

ASCOTT, R. Roy Ascott. Telematic embrace : visionary theories of art, technology, and consciousness. Edited and with an essay by Edward A. Shanken. Berkeley, Calif.; London: University of California Press. 2003

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BAQUÉ, Dominique. La Fotografia Plástica. Barcelona: Gustavo Gili, 2003.

CAUQUELLIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. O que é Filosofia ? São Paulo : Ed. 34, 2000.

DOMINGUES, D. Arte, Ciência e Tecnologia – passado, presente e desafios. São Paulo: UNESP. 2007

FLUSSER, Vilem. O mundo codificado. Por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

GRAU, OLIVER. Arte Virtual – da ilusão a imersão. SENAC, SP, 2007

HEIDEGGER, Martin. Ensaios e Conferências. Petrópolis: Ed. Vozes, 2002.

KANTOR, Tadeusz. O Teatro da Morte, São Paulo: Perspectiva, 2008

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridege and London: The MIT Press, 2001.

MATESCO, Viviane. Corpo, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

NOVARINA, Valère. Diante da palavra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. NUNES, Benedito. Hermenêutica e Poesia. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2005.

SANTAELLA BRAGA, Lúcia e ARANTES, Priscila (org). Estéticas Tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: EDUC, 2008.

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