Eletiva

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Escola de Comunicação – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Linha: Tecnologias da Comunicação e Estéticas Disciplina: ECS720/ECS820– Conhecimento, Informação e Novas Tecnologias Prof.: Fernanda Glória Bruno, Erick Felinto (UERJ), Simone Pereira de Sá (UFF) Horário: Quintas-feiras, das 09h20 às 12h50

Carga Horária: 60 horas aula Créditos: 4.0 Turma: 10574/10575 Grupo: Tópicos Especiais Curso: Mestrado e Doutorado – eletiva

A vida secreta dos objetos: tecnologia, cognição e materialidades da comunicação

1. Ementa: O que os objetos têm a dizer (e fazer) ao pensamento? No recente campo da comunicação, a questão, que ecoa um imenso e antigo problema filosófico, só passou a ser enfrentada de modo mais sistemático a partir dos anos 1980, quando diferentes perspectivas retomam indagações que parte da tradição hermenêutica das humanidades obscureceu, tais como : o que é um meio e como se dão os processos de mediação? Em que aspectos as materialidades tecnológicas informam mundos culturais e condicionam formas de cognição? De que modos a dimensão material da experiência se conjuga com as dimensões imateriais da cultura? Em que sentidos as categorias do humano, do pensamento, do corpo e dos sentidos se reconfiguram em face das nossas relações com os objetos e as entidades inumanas?

Tendo como eixo este conjunto de reflexões, este curso pretende discutir alguns autores desse campo de pesquisas recentes, bem como suas influências e alianças no âmbito mais amplo das ciências humanas e sociais. Os quatro principais eixos de discussão serão: Teoria Ator-Rede (Bruno Latour e Michel Callon); Filosofia orientada aos objetos; Materialidades da Comunicação e Pós-humanismo. Retomaremos pontualmente, ainda, autores que constituem a matriz de problemas explorados nos três eixos, tais como Walter Bejamin, Michel Foucault, Gilbert Simondon. Focalizaremos, a partir dos autores e abordagens mencionados, as relações entre tecnologia, materialidade, conhecimento e discursos, tendo em vista as suas implicações para a revisão e proposição de teorias e metodologias no campo da comunicação.

Este curso será ministrado pelos professores Fernanda Bruno, Erick Felinto e Simone Pereira de Sá, constituindo uma parceria entre os PPGCOMs da UFRJ, UERJ e UFF.

2. Bibliografia Básica:

Latour, B. Reflexão Sobre o Culto Moderno dos Deuses Fe(i)tiches. EDUSC, 2002. ____________ Reassembling the Social – An Introduction to Actor-Network-Theory. Oxford University Press, 2005. _____________ Cogitamus: six lettres sur les humanités scientifiques. La Découverte, 2010. Callon, M.; Lascoumes, P.; Barthe, Y. Acting in an Uncertain World: An Essay on Technical Democracy. MIT Press, 2009. Akrich, M.; Callon, M.; Latour, B. (Orgs.). Sociologie de la Traduction: textes fondateurs. Paris: Mines Paris, 2006. Michel Foucault. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987. _______________. A Ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996. Gilbert Simondon. L’individuation psychique et collective. Aubier, 1989. ____________________. Du Mode d’Existence des Objets Techniques. Gumbrecht, Hans Ulrich – Produção de Presença – o que o sentido não consegue transmitir. Contraponto/PUC-Rio, 2010, Rio de Janeiro Bryant, L.; Srnicek, N.; Harman, G. (eds.). The Speculative Turn: Continental Materialism and Realism. Re.Press, 2011.

About paoleb

muita cousa
This entry was posted in Aesthetics, Disciplinas and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s