Dracaena

Dracaena derived from the romanized form of the Ancient Greek δράκαινα (“female dragon”)
O sangue-de-dragão era usado na antiguidade em fármacos (sob o nome de sanguis draconis)

Nome Yorùbá = Pèrègún.
Nomes Populares = Nativo, Pau-d’água, Dracena, Coqueiro de Vênus.
Nome Científico = Dracaena fragrans.
Pèrègún, que simbolicamente significa alicerce, coluna. Na África, é considerada uma árvore sagrada, uma “divindade”, é de costume vê-la plantada em lugares sagrados para os òrìsà, junto ou próximo aos seus Ojúbo (Locais de adoração).
Em Òsogbo mesmo, encontramos muitos pèrègún plantados próximo ao Ojúbo Òsun (santuário de Oxum), divindade que tem a mesma como uma árvore sagrada dentro do seu culto e suas folhas, completamente essenciais ao mesmo.

Também é utilizado para demarcar onde começa os patrimônios campestres de cada membro de um mesmo clã.A origem desta planta é africana, porém, com a vinda de escravos africanos para o Brasil, na infeliz época do tráfico escravista, esta árvore difundisse em nosso país. É considerada a planta mais popular dentro das Casas de Candomblé (Culto Afro-brasileiro), possuindo uma utilização bastante variada, essencial e indispensável na composição do Àgbo (banho lustral e litúrgico composto de folhas e outros elementos ritualísticos), banhos, sacudimentos, medicinas, magias e etc. É uma folha que possui a regência de diversos irúnmolè, como: Èsù, Ògún, Òsányìn, Òsóòsì, Obalúayé e principalmente Òsun. É uma folha gún (de excitação).

Masculina e ligada ao elementoTerra. Sua principal ligação com Òsun, se dá ao fato do acúmulo de água em seu caule. Não sendo a toa um dos nomes populares desta planta, PAU D’ÁGUA. Por isso, é uma planta que mesmo pertencendo ao elemento terra, possui grande ligação ao elemento água. Muitas medicinas são realizadas com o pèrègún, tanto para chamar e obter a sorte (àwúre oríire), quanto para agradar as feiticeiras (ìyónúìyámi).
Como folha gún, de excitação, tem o poder de despertar o transe, por isso é a primeira das utilizadas no àgbo ìgbèrè (banho de iniciação):

“Pèrègún ní í pe irúnm olé l’át’òde ò run w’áyé.”
É Pèrègún que chama as divindades do céu para a terra. (fonte: Falando de Axé)

About paoleb

muita cousa
This entry was posted in Aesthetics and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s