Curta Cinema 2012

Debate: VideArte > VideoArde > VideUrbe
05/11 – 17 às 18:30h – Instituto Cervantes

Esta mesa propõe uma reflexão sobre o vídeo como prática a um só tempo artística e política. Ao investigar tensões entre diferentes propostas que forçam os limites dos circuitos convencionais de produção e exibição, recolocamos a questão do poder das imagens contemporâneas, debatendo pontos importantes como ativismo, resistência, construção de identidades e disputas entre imaginários.

Mediação:
Paola Barreto é pesquisadora, professora e artista. Seus trabalhos exploram as relações entre corpo, espaço e imagem, e desdobram-se entre curtas-metragens, videoinstalações, intervenções e performance. Formada em Cinema pela UFF e Mestre em Tecnologia e Estéticas pela UFRJ, atualmente é doutoranda em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ.

Participantes:
Laura Baigorri Ballarín é professora titular especialista em Arte e Novos Meios na Faculdade de belas Artes da Universidade de Barcelona (desde 1993). Diretora do departamento de Desenho e imagem (desde abril 2012). Doutora em Belas Artes. Tese: “Videoarte. Primeira etadpa: 1963-1979. A aparição do vídeo no contexto social e artístico dos 60/70 e seu vínculo com as vanguardas históricas”.

Moana Mayall é artista multimeios, curadora e pesquisadora. Através de trabalhos em campos híbridos, nas áreas de vídeo, intervenção urbana e performance, tem explorado poéticas ligadas ao imaginário do corpo e à memória pessoal e coletiva, em seus registros, fluxos e apropriações. Tem buscado, como idealizadora e curadora do Vide Urbe, criar um contexto que viabilize, motive e difunda propostas de outros artistas no campo das videointervenções urbanas.

Cinthia Mendonça é encenadora, graduada em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua produção artística, marcada pelo hibridismo, circula pela dança, performance, intervenção urbana e tecnologia. Participou de Festivais internacionais e exposições destacando Riocenacontemporanea, Mip2 (Manifestação Internacional da Performance), Arte.Mov, entre outros. Foi contemplada com o Prêmio Interações Estéticas (MINC e Funarte). É criadora e gestora do projeto Nuvem – Estação Rural de Arte e Tecnologia.

About paoleb

muita cousa
This entry was posted in Curatorial and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s