Controvérsia: Cinema de rua?

Podemos afirmar que os cinemas de rua contribuíram para a construção da identidade da vida urbana carioca ao longo o século XX? De que forma as práticas coletivas de compartilhamento de imagens se alteraram nos últimos anos? Há um potencial fantasmático nas imagens em geral e no cinema em particular?  Se há 70 anos fazia sentido investir em palácios que contavam com 1500, 2000 lugares, como pensar hoje, no mundo pósTv da Internet, o cinema de bairro? Poderíamos afirmar que os assentos converteram-se em acessos? Qual a importância de se falar em cinema de rua hoje?

Debate em março, no CCBB, como parte da ação Cine Fantasma na Mostra do Filme Livre.

João Luiz Vieira

Professor Titular do Departamento de Cinema e Video e do Programa de
Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Em
1977 recebeu bolsa da Comissao Fulbright-CAPES para realizar doutorado
em Estudos Cinematográficos na New York University, cujo título de
Ph.D foi obtido em 1984. Em 1997-98 realizou pos-doutorado no
Department of Film and Television Studies da Universidade de Warwick,
Inglaterra (1997-98). Entre diversos assuntos e temas, pesquisa e
escreve sobre salas de cinema no Rio de Janeiro desde 1981 quando foi
o vencedor (junto com a arquiteta e professora da UFRJ Margarete
Pereira) do concurso Cinetema promovido pela Embrafilme com a pesquisa
“Espaços do Sonho: cinema e arquitetura no Rio de Janeiro”. É crítico,
curador, conferencista e autor de diversos textos e livros publicados
no Brasil e no exterior.

Tadeu Capistrano

Professor de Teoria da Imagem do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRJ. É doutor em Literatura Comparada pela UERJ, onde realizou tese sobre cinema, tecnologia e percepção com o apoio do CNPq e da Universidade de Columbia, em Nova York, onde foi Visiting Scholar. Realizou mestrado em Comunicação, Imagem e Informação, com o apoio da CAPES, na UFF, onde também se bacharelou em Cinema e Audiovisual, após obter licenciatura em Letras pela UFES. É curador de mostra de filmes, ensaísta e coordenador da coleção ArteFíssil, publicada pela editora Contraponto.

Pablo de Soto

Arquiteto pelo Royal Institute of Technology Sweden (2007) e Doutorando no Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal de Rio de Janeiro. Co-fundador (2002-2010) de hackitectura.net, uma equipe de arquitetos, programadores e artistas, atuando no cruzamento entre a arquitetura, os fluxos eletrônicos e as redes sociais. Criadores de Fadaiat e Wikiplaza Paris, seus trabalhos foram expostos em museus e centros de arte entre os quais ZKM. Como artista visual participou do Sonar, Readme o LEV como editor publicou os livros “Fadaiat: Libertad de Movimiento, Libertad de Conocimiento” e “Situation Room: Disenhando un prototipo ciudadano de Sala de Situacion”, disponíveis na rede. Tem apresentado conferencias e oficinas em quatro continentes.

Mediação

Paola Barreto

Graduada em Cinema pela UFF e Mestre em Tecnologia e Estéticas pela UFRJ. Desde 2002 desenvolve trabalhos que aliam técnicas de intervenção, circuitos de vídeo e vídeoinstalação, como a série composição para circuito de vídeo-vigilância, apresentada em Festivais como Live Cinema, Dorkbot e Ocupação Entre, entre 2008 e 2009. Em 2010 coordenou o projeto de intervenção urbana e cinema ao vivo “Coreografia para prédios, pedestres e pombos” que uniu dança e circuitos de vídeo no espaço público do Largo do Machado, em colaboração com Dani Lima. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ, onde desenvolve pesquisa prática teórica sobre materialidade da imagem.

About paoleb

muita cousa
This entry was posted in Aesthetics, Cinema Studies, Work in progress, Workshop/ Teaching. Bookmark the permalink.

3 Responses to Controvérsia: Cinema de rua?

  1. Flavia Candida says:

    quando?
    onde?

  2. paoleb says:

    em breve detalhes!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s