MAIO

Histórias de fantasmas para gente grande
Exposição, simpósio e conferências 

O Museu de Arte do Rio (MAR) apresenta Histórias de Fantasmas para Gente Grande, evento composto pela exposição Atlas, Suíte, pelo simpósio internacional Imagens, Sintomas, Anacronismos e conferências de Georges Didi-Huberman. A exposição, concebida pelo fotógrafo Arno Gisinger, exposta no 4º andar da Escola do Olhar, dialoga com o simpósio organizado por Tadeu Capistrano, Stefanie Baumann e Philippe Farah.

Com base num arcabouço conceitual que dialoga com o pensamento de Aby Warburg e Walter Benjamin, o evento questiona as relações tradicionais entre tempo, história e memória, que ainda perpassam o campo das discussões das artes visuais. Ao apostar na potência fantasmática das imagens, essa congregação de pesquisadores e artistas problematiza o papel da montagem na construção de uma política do olhar. Trata-se de um modo de expor visualmente as descontinuidades do tempo e a sua sobrevivência à história.

A partir dessa abordagem, que mobiliza a discussão de uma política da arte no presente, surge a seguinte interrogação: como pensar as condições e as forças – históricas, econômicas, sociais, culturais – que têm delineado os caminhos das artes visuais no mundo contemporâneo? Entre as possíveis respostas a essa questão, Histórias de Fantasmas para Gente Grande assombra as antigas formas de pensar as imagens e oferece outros contornos metodológicos para o estudo das relações entre forma, valor e sentido, incluindo aí a construção de uma nova escola do olhar.

O simpósio internacional “Imagens, sintomas e anacronismos” ocorrerá nos primeiros dias da exposição, reunindo pesquisadores e artistas que trabalham conceitualmente com a forma-atlas como um meio de criação de diferentes formas de conhecimento e experimentação estética.

Inscrições para simpósio e conferências
no período de 29 de abril (a partir das 10h) a 10 de maio de 2013 (até 18h)
[todas as atividades do evento estão sujeitas à lotação]

About paoleb

muita cousa
This entry was posted in Aesthetics, Cinema Studies, Historia da Arte Moderna e Contemporânea, Work in progress, Workshop/ Teaching and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s