Hoje, um dia depois do outro, domingo

“Conceber a individuação como operação e como operação de comunicação, logo como operação primeira, é aceitar um certo número de postulados ontológicos; é também descobrir o fundamento de uma normatividade, já que o indivíduo não é a única realidade, o único modelo do ser, mas somente uma fase. Por conseguinte, ele é mais que uma parte de um todo, ele é o germe de uma totalidade.”

“(…) ENTELÉQUIA (s.f. do gr. entelekheia) – A palavra foi usada por Aristóteles para designar a realidade que atingiu o mais pleno grau do seu possível desenvolvimento, tendo actualizado totalmente a sua potência. Nos tempos modernos, o conceito de enteléquia reviveu com Leibniz, o qual aplicou tal nome às sua mónadas enquanto autosuficientes, quer dizer, enquanto tendo em si, sem dependência alguma de qualquer outra coisa, o perfeito fim orgânico do seu próprio desenvolvimento. Na concepção leibnizizna a enteléquia era pois interpretada de maneira tal que, sendo termo ideal do desenvolvimento, aparecia ao mesmo tempo como princípio director da vida orgânica: e nesta última acepção a enteléquia, colocada exclusivamente no plano das ciências biológicas e liberta de todo ulterior significado metafísico, reaparceu recentemente, no sentido de princípio individual orgânico, no vitalismo de Driesch. (…)”

http://en.wikipedia.org/wiki/Hans_Driesch – “Driesch, believing that his results compromised contemporary mechanistic theories of ontogeny, instead proposed that the autonomy of life that he deduced from this persistence of embryological development despite interferences was due to what he called entelechy, a term borrowed from Aristotle‘s philosophy to indicate a life force which he conceived of as psychoid or “mind-like”, that is; non-spatial, intensive, and qualitative rather than spatial, extensive, and quantitative.”

About paoleb

muita cousa
This entry was posted in Aesthetics. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s