Medienarchäologischer Fundus

20150311_170020 20150311_172024 20150311_172852 20150311_172918

Hoje eu tive o prazer de conhecer a coleção do Fundo de Mediarcheologia da Humboldt Universität zu Berlin. Trata-se, nas palavras de seu website, de uma “coleção de artefatos relevantes para a ciência da mídia, compreendendo diferentes gerações de descobertas eletrotécnicas e mecânicas.” (em livre tradução. como é difícil traduzir alemão! desisti no meio…)

Dois livros do Maturana e um exemplar do “Do modo de existência dos objetos técnicos”, em alemão, repousavam sobre a mesa da curadora do arquivo, Ines Liszko. Me senti em casa. Ela me recebeu muito bem e me recomendou conversar com o Prof. Wolfgang Ernst, idealizador do espaço, a respeito da minha pesquisa sobre a história das mídias no século XIX e a ideia de comunicações extratemporais com o além, os espíritos e os mortos.

Comentei com ela sobre o objeto que mais me havia chamado a atenção, o rádio feito em uma caixa de charutos. Ela me contou que este e outros objetos haviam vindo do laboratório pessoal de um inventor falecido e que não deixou herdeiros. 20150311_172829Me mostrou uma caixa de componentes químicos, eu abri e instintivamente cheirei o interior: – Cuidado. Tem elementos radioativos também aí dentro. Depois lave as mãos…  Fiz uma piada sobre Mme Curie e pedi que ela me escrevesse o nome dele. Ela o fez mas me  disse que dificilmente eu encontraria informações sobre ele… na verdade encontrei sim. Erich Habban  foi um pioneiro das telecomunicações. Lindas e delicadas as suas criações, curiosamente se destacando nas prateleiras do Fundus. As imagens que ilustram o post são todas do trabalho dele. Fiquei grata por ter, mais uma vez, por obra do acaso, entrado em contato com algo especial. Agradecida, Berlim.

About paoleb

muita cousa
This entry was posted in Aesthetics. Bookmark the permalink.

One Response to Medienarchäologischer Fundus

  1. Pingback: Trans | lab

Leave a Reply

