Trans

Fui visitar o Medienarqueologishen Fundus da Humboldt Universität zu Berlin. Me surpreendi ao me deparar com um acervo tão diversificado, tanto do ponto de vista do tipo de aparelhos à disposição do visitante quanto do estado de conservação em que se encontram: alguns aparentemente bastando ser conectados a uma fonte de energia para se colocar em funcionamento; outros visivelmente deteriorados; alguns apenas em partes espalhadas pelas estantes: máquinas estranhas com fusíveis queimados, válvulas que pareciam saídas de filmes futuristas dos anos 30. O Fundus tem como um de seus objetivos manter os aparelhos funcionando, não ser exatamente uma coleção morta em estado de museu, mas um lugar onde os aparelhos possam ainda ser testados, manipulados, ativados.

Uma caixa de charutos me chamou a atenção numa prateleira alta, atrás de um aparelho de rádio. Com uma válvula, uma bobina e alguns cabos, parecia um rádio adaptado, de uma beleza inquietante, uma gambiarra doida, quase um objeto surrealista. Depois vim a descobrir que se tratava de um aparelho criado por um inventor alemão, já falecido, autor de muitas patentes ligadas à descobertas no campo das ondas eletromagnéticas e micro ondas.

Fiquei impressionada com o fato de ter encontrado este aparelho, especificamente, em meio a tanto outros, e achei o acaso significativo. Serendipity. Resolvi ir atrás do inventor, acreditando que ele, de algum modo, se havia posto em contato comigo ali, naquele encontro na estante.

Pesquisando on line descobri que Erich Habann havia falecido em 24.03. Em menos de duas semanas se completariam 47 anos de sua morte.

Escrevi a associação de cemitérios de Berlin perguntando onde encontrar sua sepultura e dois dias depois obtive a resposta. Cemitério de Treptow, limite sudoeste da cidade.

Screen Shot 2015-03-31 at 15.35.31Fui até lá na terça feira dia 24.03 com meus amigos Ana, que fez a documentação fotovideográfica e Gil,
que me ajudou gravando o áudio da Ghost detection. Compartilho aqui um frame do que minha GoPro captou, e os outros materiais irei subindo aos poucos.

About paoleb

muita cousa
This entry was posted in a vida secreta dos objetos, Work in progress and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

